O Programa VOA, resulta das necessidades identificadas pelo Diagnóstico Social, ao nível da intervenção prioritária, nomeadamente o Eixo da Infância e Juventude e o Eixo das Famílias Vulneráveis.
No que respeita à temática Infância e Juventude existe um elevado número de crianças e jovens com comportamentos de risco, maus tratos e negligência familiar que potenciam a exclusão social.
No que concerne à problemática das Famílias Vulneráveis, estas apresentam um conjunto de problemas sociais de caracter multidimensional, nomeadamente: défice de competências e de sociabilidade; baixas qualificações escolares e profissionais; desvalorização escolar das crianças e jovens; carências ao nível de saúde e estilos de vida saudáveis; dificuldade de inserção profissional; carências económicas e isolamento social em relação à restante comunidade.
No sentido de responder às necessidade identificadas pelo Diagnóstico Social, foi promovida pela Rede Social, uma Oficina para os técnicos que intervêm na área da Infância e Juventude, para construção de um Programa de Intervenção, tendo por base o diagnóstico das famílias do concelho de Beja, e posterior delineamento de uma Intervenção Comunitária, destinada a trabalhar em colaboração e parceria com a comunidade para abordar as preocupações locais, na tentativa de melhoria da qualidade de vida das famílias do nosso concelho.
Neste seguimento, nasce o Programa VOA, que tem como objetivos:
- Apoiar as famílias de modo a potenciar a aquisição/fortalecimento das suas competências parentais;
- Aumentar a autoconfiança e autoestima das famílias;
- Dotar as famílias de novas estratégias educativas;
- Aumentar o bem-estar e qualidade de vida das famílias.
O Programa VOA destina-se a mães, pais e cuidadores de crianças e jovens em acompanhamentos pelas Entidades/Instituições que trabalham a área da Infância e Juventude no Concelho de Beja. Dinamizado pela Dra Cristina Nogueira da Fonseca, especialista em Psicologia Comunitária e Psicologia Positiva.
É constituído por 7 Sessões, que decorrem das 17h45-19:30h, no Centro Social do Lidador, sendo que a receção dos participantes tem início a partir das 17:30.
- Sessão 1 – Valores e Identidade Familiar | 7 de abril
- Sessão 2 – Amor, Regras e Limites| 26 de abril
- Sessão 3 – Regulação das Emoções | 9 de maio
- Sessão 4 – Atenção e Escuta | 23de maio
- Sessão 5 – Comunicação Familiar | 6 de junho
- Sessão 6 – Negociação Familiar |20 de junho
- Sessão 7 – Valorização Pessoal e Familiar | 27 de junho
